Você conhece os diferentes tipos de agulha?

segunda-feira, 18 de junho de 2018

 

Uma boa maneira de começar um empreendimento é investir em artesanatos, como crochês, tricôs ou até mesmo outras peças em tecido. Mas, para isso é necessário ter conhecimento sobre técnicas e os materiais utilizados no artesanato. Vamos falar sobre agulhas! Você conhece os diferentes tipos de agulha?

Se não conhece, saiba que vai ter grandes dificuldades para começar no artesanato. Mas, pensando nisso, resolvemos te ajudar! Vamos falar aqui sofre diferentes tipos de agulha existentes, e te deixar por dentro de tudo o que você precisa saber.

Você conhece os diferentes tipos de agulha?

Muita gente talvez nem sabia que existiam diferentes tipos de agulha, mas tudo bem, o importante é que você veio até aqui para descobrir.

Existem dezenas de agulhas diferentes, e aqui, vamos falar sobre algumas que são bem importantes para quem está pensando em virar um artesão. Está pronto? Então vamos lá!

Tricô

O tricô é uma técnica muito usada, desde os primórdios da sociedade, principalmente para produzir peças de roupas usadas em épocas frias. Mas, para que isso seja feito, são necessárias as agulhas certas.

Temos a agulha de tricô de metal, que não são muito flexíveis, porém são as que as pessoas mais preferem. Há também as de bambu, para quem está começando, mas elas tendem a quebrar fácil e também não são muito encontradas em qualquer lugar.

Elas podem ser de diferentes tamanhos e espessuras, o que influencia diretamente no resultado final do produto.

Crochê

O crochê também é uma técnica muito usada, tanto para fazer peças de roupa, quanto para fazer enfeites, tapetes e mais uma infinidade de coisas.

Algumas agulhas de crochê podem ser de aço niquelado, que normalmente são mais utilizadas. Geralmente, elas são mais finas do que outros tipos de agulha para crochê.

Existem também as agulhas coloridas, que são de alumínio e se parecem muito com as de aço niquelado, a não ser pelo peso, pois as coloridas são mais leves.

Também existem as de bambu e as que têm o cabo plastificado, mas essas não são muito utilizadas e nem fáceis de encontrar.

Costura

A costura é uma técnica milenar, que se faz muito útil na vida das pessoas desde que foi descoberta. Mas, não é todo mundo que sabe costurar, não é mesmo? Por isso, quem sabe, precisa dispor dos materiais certos, como as agulhas.

As agulhas de costura são praticamente iguais. A única coisa que muda de fato entre uma e outra é a espessura.

Temos a agulha fina ou de ponta normal, a agulha universal, agulha de bordado, a de ponta arredondada, a de pesponto, de quilting, de bordado, etc.

Cada uma delas serve para uma coisa. A de ponta normal, por exemplo, serve para costurar tecidos planos, pois sua ponta não danifica o tecido. Já a universal, pode ser usada tanto em malhas quanto em tecidos planos. E existem outras diversas especificações para cada tipo de agulha.

Agora, você já conhece os diferentes tipos de agulha, certo? Então, defina qual será sua principal atividade e verifique quais agulhas você precisa para executá-la corretamente.